conecte-se conosco

Notícias

Univerão será aberta nessa segunda-feira (15) com palestra do reitor da UFBA

Publicado

em

IMG-20180114-WA0003.jpg

Iniciativa inédita no Brasil, o Universidade de Verão (Univerão) será aberta nesta segunda-feira (15), às 16 horas, com palestra do reitor da Universidade Federal da Bahia João Carlos Salles, no Centro Panamericano de Judô, Praia de Ipitanga. O projeto trará a Lauro de Freitas, além de palestras e apresentações com mais de 30 nomes do meio acadêmico, cultural e político, cerca de 130 minicursos e oficinas ofertados gratuitamente, shows e exposições culturais e científicas. Serão mais de mil horas de aulas com certificação das instituições de ensino participantes.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em parceria com 11 instituições de ensino superior da Bahia e entidades parceiras – UFBA, UFSB, UFOB, UFRB, UNIVASF, UESC, UESB, UEFS, UESC, UNEB, IFBA e Fundação Pedro Calmon – a Univerão/Festur segue até o dia 21, quando será encerrada com dois grandes shows. O primeiro, no sábado, dia 20, no Parque Ecológico, às 15h, com Geraldo Azevedo que traz o espetáculo Conferência Musicada, preparada especialmente para a Univerão, e no dia 21, às 20h, o sambista Diogo Nogueira, na Praça da Matriz.
“Lauro de Freitas vai se transformar na capital da educação e da cultura nesse período”, destaca o titular da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Gabriel Nacif.
A programação da Univerão inclui ainda a FESTUR-Festa Turística Étnico Cultural que terá como campus as praças da Matriz e Martiniano Maia e equipamentos públicos no Centro da cidade. Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, além dos shows e oficinas, um dos destaques da Festur é o Virote 48, espaço e microfones abertos para as bandas que queiram se apresentar na praça. Também serão lançadas as rotas turísticas do município.
NOVO CONCEITO DE VERÃO
Em sua primeira edição, a Univerão desenvolve o tema “Conexões Democráticas para uma Cidade Educadora”. “Nossa expectativa é trazer para a cidade um novo conceito de Verão. Aliar o lazer que é inerente a estação ao conhecimento e formação, ou seja, uma nova dimensão da educação. Nossa intenção é deixar um legado nunca antes executado neste país”, declarou a coordenadora executiva da Universidade de Verão, Idaci Ribeiro.
Outro importante espaço para diálogos e debates é proposto pelas mesas redondas, no Centro Panamericano de Judô. A democracia é a palavra chave para as discursões com a participação de professores, estudantes, políticos e intelectuais. “Todos terão voz e serão ouvidos. Trataremos de assuntos ligados aos Direitos Humanos, Educação, Gênero e o assunto destaque certamente é a democracia por conta do período em que vivemos”, completa Ribeiro.
Entre os nomes que gabaritam as mesas redondas estão o deputado federal (SP) Paulo Teixeira, que vai abordar, no dia 16, 9h, Democracia em Momento de Crise, o professor Naomar Almeida Filho, dia 17, 9h, com o tema Perspectivas para uma cidade educadora, e o professor Miguel Arroyo, dia 17, 14h, com Diálogo sobre educação integral na rede pública das regiões metropolitanas.
Para os interessados no mundo virtual, Oficinas de Lógica da Programação, Games, Modelagem e Impressão 3D além de Robótica abordarão o universo visionário da computação. Há ainda opções para quem quer se aperfeiçoar na profissão com os minicursos de manicure, eletricista, pintor, cabelereiro e maquiagem. Os antenados em artes terão vasto espaço com teatro, cinema, música e pintura. “Ampliar alternativas para o Verão é algo fundamental e não tenho dúvidas que esse projeto aponta nessa direção”, frisa o secretário Gabriel Nacif.
Toda a grade de cursos, palestras, seminários, oficinas e mesas redondas estão dispostos no site da Universidade de Verão. No endereço eletrônico www.laurodefreitas.ba.gov.br/univerao os interessados poderão se inscrever e participar. O portal de fácil manuseio disponibiliza horários e endereços das atividades.

MESAS REDONDAS NO CENTRO PANAMERICANO DE JUDÔ
16 de Janeiro
9h às 12h, COMUNICAÇÃO: DEMOCRACIA EM MOMENTO DE CRISE com Deputado Paulo Teixeira.
14h às 16h, MESA REDONDA: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES com: Prof Penildon Silva Filho, Luís Dourado e Verônica Domingues.
18h às 20h, MESA REDONDA: DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA com: Tatau Godinho, Isadora Browne Ribeiro e Marília Lomanto Veloso .
17 de Janeiro
9h às 12h, MESA REDONDA: PERSPECTIVA PARA UMA CIDADE EDUCADORA-CONCEITOS, DESAFIOS E PROPOSTAS com: Naomar Almeida Filho, Paulo Gabriel Nacif.
14h às 16h, COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA REDE PÚBLICA DAS REGIÕES METROPOLITANAS com: Prof Miguel Arroyo.
18 de Janeiro
14h às 16h, COMUNICAÇÃO: DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE com José Jorge de Carvalho.
17h às 20h, MESA REDONDA: MULHERES QUE FAZEM: GÊNERO E DIVERSIDADE com: Julieta Palmeira, Joanna Flores, Valdeci Nascimento, Zelinda Barros, Maira Kubick e Nilma Lino Gomes
19 de Janeiro
9h às 12h, MESA REDONDA: UNIVERSIDADE LIVRE PARA UMA CIDADE EDUCADORA com: Jaci Maria Ferraz de Menezes, Edvaldo Mendes Araújo, Silvio Humberto e Kátia Cunha.
17h às 19h, MESA REDONDA: CULTURA, RELIGIÃO E DEMOCRACIA NO COTIDIANO DAS CIDADES com José Jorge de Carvalho, Vilson Caetano de Souza Júnior e Mãe Lucia das Neves.
20 de Janeiro
9h às 12h, MESA REDONDA: FÓRUM SOCIAL MUNDIAL NA UNIVERÃO.

Notícias do Brasil e do mundo você encontra aqui. Leia, comente, compartilhe e assista nossos programas. NBO - Um Novo Brasil Online começa aqui.

Notícias

Gilmar Mendes e Marco Aurélio votam favoráveis ao recurso de Maluf

Publicado

em

Gilmar-Mendes-e-Marco-Aurélio-votam-favoráveis-ao-recurso-de-Maluf.jpg

[ad_1]

Em sessão plenária desta quinta-feira, 19, do Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello votaram favoráveis ao recurso do deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP). Até o momento, são cinco votos favoráveis e quatro contrários ao parlamentar, cujo recurso começou a ser julgado nesta quarta-feira, 18, pelo colegiado. Faltam os votos de Celso de Mello e Cármen Lúcia.

O parlamentar recorreu da condenação imposta pela Primeira Turma do STF em maio do ano passado. Na época, a Turma do STF condenou Maluf a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado pelo crime de lavagem de dinheiro. A Corte julga se, antes da prisão do deputado, ele teria direito a ter os embargos infringentes contra sua condenação analisados.

Relator da ação penal de Maluf, o ministro Edson Fachin, em dezembro, negou de forma individual estes embargos e determinou que Maluf começasse a cumprir a pena. Primeiro a votar na sessão desta quinta-feira, Gilmar seguiu a divergência apresentada ontem pelo ministro Dias Toffoli, de que só é necessário um voto divergente em julgamento condenatório para que a defesa possa apresentar o recurso de embargos infringentes. Na sessão de quarta, Toffoli também foi acompanhado por Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.

No julgamento da Primeira Turma da ação penal de Maluf, o ministro Marco Aurélio Mello entendeu que havia prescrição no caso, reconhecendo a inexistência do direito de punir. Foi voto vencido nesse aspecto. A defesa do parlamentar ressalta essa divergência pontual para defender a possibilidade de embargos infringentes. Gilmar, junto de Toffoli, Moraes e Lewandowski acolherem essa argumentação.

Gilmar ainda enfrentou a tese apresentada ontem pelo ministro Luís Roberto Barroso, de que são necessários dois votos divergentes para acolhimento dos embargos. “Regra de três não está afinada com o texto regimental. Faz sentido lógico exigir quórum, menos nas turmas”, disse Gilmar.

Para Barroso, como em julgamentos de ações penais no plenário o regimento prevê quatro votos divergentes dentro 10 para cabimento dos embargos, na turma, por uma regra matemática, seriam necessários dois votos dentro de cinco – as turmas são compostas por cinco ministros. “É que faz sentido lógico exigir quórum menor nas turmas. No plenário, o embargo é mais uma súplica do que um recurso. Na turma, é um recurso a merecer prestígio maior”, completou o ministro. Em seguida, Marco Aurélio Mello, em voto favorável a Maluf, seguiu a mesma tese. “Não posso cogitar da possibilidade de ter-se 2 votos vencidos.”

Os 11 ministros ainda não começaram a votar sobre o habeas corpus de Maluf. O parlamentar aguarda o referendo do colegiado sobre a decisão do ministro Dias Toffoli que autorizou sua transferência do Complexo Penitenciário da Papuda para prisão domiciliar, em 28 de março.

[ad_2]

Source link

Continue lendo

Notícias

Tribunal da Lava Jato nega recurso de Dirceu

Publicado

em

Tribunal-da-Lava-Jato-nega-recurso-de-Dirceu.jpg

[ad_1]

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) rejeitou embargos infringentes do ex-ministro José Dirceu contra decisão que o condenou a 30 anos e 9 meses na Operação Lava Jato. O petista foi preso no dia 3 de agosto de 2015. Em maio do ano passado, foi solto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a decisão do TRF-4, ele fica mais próximo de retornar à prisão, desta vez, para execução de sua pena.

Contra o acórdão dos infringentes, ainda cabem embargos de declaração. Cabe ao Tribunal proceder pela intimação eletrônica das defesas, que teriam até 10 dias para tomar ciência. Após intimados, os advogados têm mais dois dias para interpor os embargos de declaração. Segundo informações do TRF-4, os prazos penais contam em dias corridos, com o critério de que devem se iniciar e terminar em dia útil.

Em primeira instância, Zé Dirceu havia sido condenado a 20 anos e dez meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro. O petista é acusado de receber propinas da Engevix que teriam sido operacionalizadas pelo lobista Milton Pascowitch.

Pascowitch, que era operador em nome da Engevix, e teria virado uma espécie de contador das propinas de Dirceu, declarou em uma de suas delações que o repasse de valores ao ex-ministro e ao núcleo político “era prioridade por parte dos operadores financeiros”.

[ad_2]

Source link

Continue lendo

Notícias

Colisão entre carro e moto deixa um ferido no bairro do Stiep

Publicado

em

Houve somente uma vítima ferida que foi socorrida no local - Foto: Davi Fonseca

[ad_1]

Uma colisão envolvendo carro e moto deixou um ferido na noite de quinta-feira, 19, no bairro do Stiep, em Salvador. O acidente aconteceu por volta das 18h.

Segundo Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o condutor da motocicleta foi socorrido no local. Os veículos já foram retirados da via e o tráfego flui normalmente.

[ad_2]

Source link

Continue lendo
Publicidade HTML tutorial

+Vistos