conecte-se conosco

Entretenimento

Blocos afro desfilam a beleza negra no Carnaval de Lauro de Freitas

Publicado

em

WhatsApp Image 2018-02-13 at 12.24.31

Resistência, valorização da cultura negra, representatividade da mulher e exaltação aos Orixás marcaram a última noite do Carnaval Folia de Respeito em Lauro de Freitas. Nesta segunda-feira (12), o colorido e o batuque dos blocos afros Afoxé Filhos da África e Bankoma incendiaram o circuito Sivú levando um misto de magia, festividade e amor para a avenida.
Primeiro a desfilar, os Filhos da África espalharam perfume de alfazema por onde passavam. Ao som do Ijexá os filhos e filhas de santo do Terreiro Matomba Jessy Messy deixavam ervas pelo chão. O ritual do camdomblé abriu os caminhos para o bloco que arrastou uma multidão. “O que nos motiva é o amor pela religião e o desejo de contagiar a todos com esse sentimento”, declarou o ogã Cleber Santos, um dos fundadores do afro.

bankoma 2018-02-13 at 12.24.43
Em seguida foi a vez do Bankoma incendiar a cidade mais negra do mundo. A atração é a mais aguardada do Carnaval da cidade e mostrou o porquê com a apresentação de sua beleza e força. Além das vestes, a dança e o canto de Jander Neves fez o coração de quem assistia a sua passagem palpitar mais rápido. “O Bankoma é lindo de se ver”, disse a dona de casa Elba Reis. Ao seu lado dançava dona Aydê de Portão, 72 anos. A mestra da cultura popular de Lauro de Freitas declarou seu amor pelo bloco do Terreiro São Jorge Filhos da Goméia. “Tenho um orgulho do Bankoma, não sei nem explicar”, falou emocionada.

bankoma Image 2018-02-13 at 12.24.41
Com o tema “Nissum do Ixi Ja Xiri”, que significa em português Terra da Esperança, o Bankoma trouxe para a avenida a ala das baianas e o seu corpo de balé que apresentou para o público mais de quarenta coreografias, uma para cada música autoral. Para mãe Lúcia, mameto de Inquice do Terreiro que origina o bloco, a alegria em desfilar em Lauro de Freitas é sem igual. “É bom ser reconhecido fora, mas cantar em nossa terra com estrutura é maravilhoso. Aqui é o momento do outro se reconhecer e ver como sua cultura é bela”, disse.
Este ano o Terreiro São Jorge Filhos da Goméia completa 70 anos de existência. Pela casa passaram nomes que incentivaram e promoveram a cultura local, como a fundadora Mãe Mirinha de Portão e Raimundo das Neves, um dos percussores do Conselho Municipal de Cultura.

bankoma Image 2018-02-13 at 12.24.39
Nesta quarta-feira (14), o bloco promoverá mais uma edição do tradicional Arrastão do Bankoma. A festa promete atrair milhares de pessoas para cantar e se despedir com chave de ouro da folia momesca na rua Queira Deus, em Portão.

Mais fotos no flickr. Acesso pelo site da Prefeitura de Lauro de Freitas www.laurodefreitas.ba.gov.br

Notícias do Brasil e do mundo você encontra aqui. Leia, comente, compartilhe e assista nossos programas. NBO - Um Novo Brasil Online começa aqui.

Entretenimento

Daniel Craig leiloa seu carro do 007 para caridade

Publicado

em

3420220

Daniel Craig, diretor da organização de caridade The Opportunity Network ao lado da esposa Rachel Weisz, está leiloando seu veículo particular da Aston Martin, marca de carros que aparece nos filmes da franquia James Bond desde 1964, em 007 Contra Goldfinger. O valor estimado do automóvel varia de US$ 400 milhões a US$ 600 milhões.

De exterior azul-marinho e interior em couro azul-escuro, o carro do ator é uma edição limitada da Aston Martin, um Vanquish 2014 produzido para comemorar o centenário da marca. Dos cem veículos produzidos, Craig possui o automóvel de número 007 (óbvio!). Os carros de luxo da fabricante britânica apareceram em todos os filmes estrelados por ele: 007 Contra Spectre (2015), 007 – Operação Skyfall (2012), 007 – Quantum of Solace (2008) e 007 – Cassino Royale (2006).

O dinheiro arrecadado com a venda será revertido para organização da qual Craig é um dos diretores, segundo a casa de leilões Christie’s . A The Opportunity Network foca no auxílio de objetivos acadêmicos e profissionais de jovens de comunidades carentes.

Craig irá interpretar o espião mais conhecido da sétima arte mais uma vez em James Bond 25. O 25º filme da franquia tem previsão de ser lançado no dia 7 de novembro de 2019, mas ainda permanece em busca de um diretor após Denis Villeneuve ter sido descartado.

 

Fonte: terra

Continue lendo

Entretenimento

Mulheres vão de preto ao Bafta contra o assédio — e Kate, não

Publicado

em

entretenimento-bafta-premiacao-20180218-015

Kate Middleton não aderiu ao movimento contra o assédio e o abuso sexual do Bafta 2018, que acontece neste domingo no Reino Unido. Celebridades usaram vestidos de cor preta no tapete vermelho da premiação, considerada o Oscar do cinema britânico. A duquesa de Cambridge, que está grávida do terceiro filho, entrou no recinto com um vestido verde-escuro e um cinto preto, look assinado pela estilista Jenny Packham.

Kate chegou acompanhada do príncipe William, o segundo na linha de sucessão da coroa britânica e presidente dos Bafta desde 2010. Nos últimos dias, especulou-se a possibilidade da duquesa se unir às atrizes em seu protesto contra o assédio vestindo negro, cor que ela escolheu para seu traje no ano passado na mesma cerimônia.

No entanto, a duquesa de Cambridge, como é habitual entre os membros da família real, não se juntou ao protesto político, na qual participaram atrizes como Angelina Jolie, Saoirse Ronan, Salma Hayek, Jennifer Lawrence, Sally Hawkins e Greta Gerwig.

O luto no tapete vermelho do Bafta segue os protestos em premiações americanas, incluindo o Globo de Ouro e o Grammy. Nesta semana, mulheres britânicas ainda criaram um fundo de apoio para ajudar vítimas de assédio e abuso sexual chamado Justice and Equality Fund.

 

Fonte: veja

Continue lendo

Entretenimento

Amiga que doou rim a Selena Gomez sobre recuperação: ‘humilhante’

Publicado

em

selena
A atriz Francia Raisa contou as dificuldades que passou após doar um rim para a amiga Selena Gomez no último ano. “Eu sou uma pessoa muito ativa, então foi bem difícil quando meu médico disse que não poderia me exercitar por dois meses”, explicou no programa de entrevistas da televisão americana apresentado pelo cantor Harry Connick Jr. “Não conseguia levantar sem a ajuda de alguém. Isso era bem humilhante”, desabafou.Em setembro de 2017, Selena revelou que precisou de um transplante de rim. “É mais difícil para o doador, porque estamos perdendo algo que o seu corpo não precisa perder”, afirmou Francia. “Eu não podia fazer nenhum tipo de exercício. Todos os dias, esperava poder beber um café e andar, mas não conseguia. Isso era muito difícil.”

Gomez foi diagnosticada com lúpus em 2013. A doença autoimune produz anticorpos que agem contra os próprios tecidos do organismo. Entre os principais órgãos afetados, encontram-se pele, rins e pulmão. Ainda não foi descoberta uma cura para a patologia.

Francia postou um vídeo em seu Instagram em que é possível ver as cicatrizes resultantes do procedimento pelo qual passou, quando voltou a fazer exercícios físicos. Na entrevista ainda contou que está mais próxima de Selena. “Nós somos uma família agora. Ela tem o meu sangue”, afirmou, de acordo com o site americano Just Jared.

 

 

Happy to be back

Uma publicação compartilhada por Francia Raísa (@franciaraisa) em


Fonte: veja

Continue lendo
Publicidade

+Vistos