conecte-se conosco

Esporte

Histórico! Coreia marca primeiro gol no hóquei e une as duas nações

Publicado

em

2018-02-14t085528z-1804368736-hp1ee2e0osfij-rtrmadp-3-olympics-2018-iceh-w-cor-jpn

Os Jogos Olímpicos de PyeongChang definitivamente entraram para a história nesta quarta-feira. Durante a partida de hóquei feminino contra o Japão, tanto a Coreia do Norte quanto a Coreia do Sul deixaram suas diferenças históricas de lado e, por um momento, se assumiram como uma única nação para comemorar o gol feito pela equipe unificada. Coube a Randi Heesoo Griffin escrever seu nome para a eternidade. A partida terminou com o placar de 4 a 1 para as japonesas. O resultado, no entanto, pouco importa, uma vez que a história está escrita.

Curiosamente, a responsável por unir as Coreias é uma americana. Griffin nasceu nos Estados Unidos, mas como sua mãe é descendente de sul-coreanos, ela optou em defender o país asiático. Como as duas equipes entraram eliminadas pelo grupo B – as Coreias haviam perdido para Suíça e Suécia, ambas por 8 a 0 -, a partida foi bem aberta. No primeiro período, as japonesas abriram logo 2 a 0, com os gols de Hanae Kubo e Shoko Ono. Após o intervalo, a Coreia voltou mais organizada, mas o tento acabou sendo mais frango da goleira Shin So Jung, que deixou o disco passar entre as pernas. No fim, Shiori Koike e Shiori Koike marcaram outros dois gols para as nipônicas.

Torcedores com a bandeira unificada das Coreias (Foto: Reuters)

Torcedores com a bandeira unificada das Coreias (Foto: Reuters)

A relação entre as duas Coreias é conturbada desde a década de 1950, com o fim da Guerra da Coreia, que nunca teve um tratado de paz assinado. Na teoria, a Coreia do Norte e a do Sul continuam em guerra. Com a chegada dos Jogos de PyeongChang, o COI teve papel de mediador na viabilização da participação da Coreia do Norte na Olimpíada sediada pela vizinha.

Na cerimônia de abertura dos Jogos de PyeongChang, atletas das duas Coreias entraram juntos no Estádio Olímpico. Há também um time unificado de hóquei feminino na Olimpíada. São 23 atletas sul-coreanas e 12 norte-coreanas, sempre com a obrigação de três da Coreia do Norte estarem no rinque. A formação do time, no entanto, teria gerado polêmica na Coreia do Sul. Segundo a agência de notícias Reuters, atletas da seleção sul-coreana se mostraram “revoltadas” com a ideia, já que o time do Sul é bem mais forte que o do Norte.

Fonte: ge

Notícias do Brasil e do mundo você encontra aqui. Leia, comente, compartilhe e assista nossos programas. NBO - Um Novo Brasil Online começa aqui.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Com 60% dos estádios da Copa ainda em obras, Rússia processa construtoras por atrasos

Publicado

em

99959893gettyimages-848386372

O governo da Rússia está processando quatro construtoras que estão erguendo sete dos 12 estádios que serão usados na Copa do Mundo de 2018, exigindo uma indenização de US$ 51 milhões (cerca de R$ 164 milhões) por causa de atrasos na construção.

Continue lendo

Esporte

BA-VI termina antes do tempo após expulsões

Publicado

em

5a89e937bfa88_DSC_0130

No primeiro clássico da temporada, o Vitória recebeu neste domingo (18) a equipe do Bahia pela sexta rodada do Campeonato Baiano 2018, no Barradão. A partida, que deveria ser lembrada pelo espetáculo, foi marcada pela violência. Jogadores das duas equipes foram expulsos após iniciarem uma briga no campo. A partida, que estava em 1 a 1, foi encerrada após o Leão da Barra ter cinco jogadores com cartão vermelho. Outros quatro tricolores também foram retirados do jogo. Com informações do Metro 1.

Continue lendo

Esporte

Fla é campeão com gol de Vinícius Jr. e amplia domínio na GB

Publicado

em

boavistaflaandrefabianocodigo19gptaca

O Flamengo não teve umas de seus melhores atuações, mas venceu por 2 a 0 o Boavista, neste domingo, em Cariacica, e conquistou a Taça Guanabara pela 21ª vez em sua história – é o recordista com folga sobre os rivais. Com o resultado, os rubro-negros já estão garantidos na semifinal do Campeonato Carioca.

Continue lendo
Publicidade

+Vistos