conecte-se conosco

Esporte

Jaqueline Mourão abre participação brasileira nos Jogos de Inverno

Publicado

em

1518565036465.jpg

A esquiadora Jaqueline Mourão vai abrir a participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno com a disputa dos 10 km no estilo livre do esqui cross country na madrugada de quinta-feira (4h30 horário de Brasília). O fato de ser a primeira brasileira a concorrer na Coreia do Sul tem uma carga simbólica importante na carreira da multiatleta de 42 anos. Ela está acostumada a ser pioneira.

Nos Jogos de Atenas, em 2004, ela se tornou a primeira brasileira a disputar uma prova de mountain bike. Até hoje, o seu 18.º lugar é o melhor resultado feminino do Brasil na modalidade. Dois anos depois, quando encarou uma tempestade de neve no Canadá, onde mora há 12 anos, ela descobriu o esqui cross country, o mais antigo tipo de esqui e que surgiu com os povos nórdicos que se locomoviam em regiões cobertas de neve. Sem condições de pedalar, passou a esquiar.

Em 2006, ela se classificou para os Jogos de Inverno de Turim. Com isso, virou a primeira brasileira a se classificar para os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno. Em 2010, nos Jogos de Vancouver, ampliou o leque e disputou também o biatlo (prova que combina esqui e tiro ao alvo). Com essas idas e vindas, Jaque está completando sua sexta participação nos Jogos Olímpicos (foram quatro de Inverno e duas de Verão). Ela iguala o recorde da jogadora de futebol Formiga. O termo “multiatleta”, portanto, não é exagero. “Se tivesse de fazer novamente, faria tudo”.

Para a disputa na Coreia do Sul, ela está conseguindo controlar a ansiedade. “O estresse é meu amigo. Para ter uma performance de alto nível você tem que estar sendo estimulada para poder dar o seu melhor”, diz.

Jaqueline afirma que a prova dos 10 km estilo livre é a sua preferida. No estilo clássico, os atletas usam passos largos na diagonal, dois bastões e zigue-zagues. No livre, os esquiadores impulsionam a borda interna do esqui na neve. Apesar de mais veloz, a técnica só é possível em neve firme. “Quero bater meu resultado de Vancouver e dar trabalho para as atletas tradicionais”, planeja.

Também na quinta-feira, às 23h, a snowboarder Isabel Clark estará vivendo os momentos que antecedem a sua despedida olímpica. A responsável pelo melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno – a nona colocação em 2006 – vai disputar a prova de snowboard cross. Pyeongchang será a quarta e última disputa olímpica da atleta carioca de 41 anos.

Fonte: estadão

Notícias do Brasil e do mundo você encontra aqui. Leia, comente, compartilhe e assista nossos programas. NBO - Um Novo Brasil Online começa aqui.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Com 60% dos estádios da Copa ainda em obras, Rússia processa construtoras por atrasos

Publicado

em

99959893gettyimages-848386372

O governo da Rússia está processando quatro construtoras que estão erguendo sete dos 12 estádios que serão usados na Copa do Mundo de 2018, exigindo uma indenização de US$ 51 milhões (cerca de R$ 164 milhões) por causa de atrasos na construção.

Continue lendo

Esporte

BA-VI termina antes do tempo após expulsões

Publicado

em

5a89e937bfa88_DSC_0130

No primeiro clássico da temporada, o Vitória recebeu neste domingo (18) a equipe do Bahia pela sexta rodada do Campeonato Baiano 2018, no Barradão. A partida, que deveria ser lembrada pelo espetáculo, foi marcada pela violência. Jogadores das duas equipes foram expulsos após iniciarem uma briga no campo. A partida, que estava em 1 a 1, foi encerrada após o Leão da Barra ter cinco jogadores com cartão vermelho. Outros quatro tricolores também foram retirados do jogo. Com informações do Metro 1.

Continue lendo

Esporte

Fla é campeão com gol de Vinícius Jr. e amplia domínio na GB

Publicado

em

boavistaflaandrefabianocodigo19gptaca

O Flamengo não teve umas de seus melhores atuações, mas venceu por 2 a 0 o Boavista, neste domingo, em Cariacica, e conquistou a Taça Guanabara pela 21ª vez em sua história – é o recordista com folga sobre os rivais. Com o resultado, os rubro-negros já estão garantidos na semifinal do Campeonato Carioca.

Continue lendo
Publicidade

+Vistos