Desde que foram inventados, há milhares de anos, os jogos sempre tiveram uma função primordial para o ser humano: diversão. Essa função se mantém até os dias atuais, seja com os jogos de tabuleiro familiares, jogos eletrônicos avançados ou os polêmicos jogos de cassino. Porém, além de divertir seus jogadores, os jogos possuem vários outros benefícios importantes para o desenvolvimento dos mesmos.
Dezenas de pesquisas recentes que têm os jogos e seus efeitos como tema, chegaram a conclusões bem interessantes. Em resumo, os pesquisadores descobriram que, mais do que nos divertir, os jogos são capazes de nos ajudar a desenvolver várias habilidades. Ou seja, mesmo sem perceber, aqueles momentos de descontração são capazes de ensinar várias lições úteis para outros momentos.
A seguir, trouxemos alguns exemplos de habilidades que costumam ser desenvolvidas com a ajuda dos jogos. Então, continue a leitura para saber quais são eles e escolha os jogos que mais agradam você para desenvolver as suas.

#1 – Concentração e atenção
Sabemos que, em uma época em que muita coisa acontece ao mesmo tempo, possuir habilidades de concentração e atenção é extremamente importante para a execução de várias tarefas. Quando jogamos, aprendemos a nos focar melhor no que é necessário ser feito a fim de ganharmos uma partida ou alcançar uma conquista. Com a prática, concentrar-se no dia a dia passa a ser muito mais fácil.
#2 – Habilidade de interpretação
Seja nos estudos, no trabalho ou em outros momento da vida, muitas vezes precisamos saber interpretar textos, comportamentos e até mesmo sinais confusos. Quando jogamos, também precisamos aprender a interpretar para avançar no jogo. Por exemplo, quando é necessário saber quando um oponente está falando a verdade ou não, como é comum em jogos de cartas. Essa é uma habilidade decisiva.

#3 – Maior controle emocional
Em resumo, ter controle emocional consiste em saber como lidar com os diferentes momentos que passamos na vida. Por exemplo, quando brigamos com uma pessoa muito querida ou perdemos um emprego do qual gostávamos muito. Quanto mais cedo entendermos que a vida é feita de altos e baixos, mais fácil será lidar com ela. Nos jogos, onde ganhamos e perdemos o tempo todo, temos oportunidade de exercitar esse controle.
#4 – Desenvolvimento criativo
É muito comum ouvirmos falar em criatividade hoje em dia. Ser criativo, no mundo corporativo, é sinônimo de ter boas ideias e ser capaz de superar um concorrente. Na vida pessoal, a criatividade nos permite fazer mais com menos recursos. E os jogos são uma excelente oportunidade para desenvolver a criatividade. Quando jogamos, precisamos ser criativos para vencer um oponente ou superar algum obstáculo.
#5 – Estimula a cooperação
Não são raros os jogos em que a cooperação entre dois ou mais jogadores é fundamental para vencer oponentes e sair vitorioso. Assim como acontece em outros momento da vida em sociedade, em que é necessário cooperar para alcançar objetivos em comum e progredir. E o melhor é que podemos exercitar a cooperação tanto em jogos de tabuleiro quanto em jogos eletrônicos mais recentes.
A notícia Cinco benefícios que os jogos proporcionam para os jogadores e outras notícias do Brasil e do mundo você lê em Portal RBN.