conecte-se conosco

Notícias

Loop da rotina e da guitarra conversam em clipe do Neptunea

Publicado

on


Em seu segundo clipe, Neptunea, o projeto solo de Rafael Bulleto (BIKE, Antiprisma), fala sobre o processo de criação dentro de casa durante a quarentena. Em “Infinito Espiral”, a rotina inspira o padrão cíclico e o loop sem fim da canção instrumental. O single sucede “AUM”, lançado em 2019 com clipe gravado na Antártica. O vídeo gravado no celular e dirigido por Ana Zumpano e Rafael Bulleto é acompanhado do single, que antecipa o clima do disco de estreia do Neptunea. A música é um lançamento Alcalina Records.

 

O single surge de uma reflexão sobre os ciclos que acontecem na vida. Situações que se repetem e as oportunidades para um amadurecimento que passam sem percebemos.  Mas que, curiosamente, nos revisitam quando menos esperamos. Como se fosse uma prova sendo repetida até que a lição seja aprendida, um “Feitiço do Tempo” da vida real.

 

“Desde pequeno penso sobre as situações nas quais agi ou reagi de forma automática, anestesiado, sem, de fato, pensar no que estava fazendo. Isso se deve, talvez à rotina ou à força do hábito. Eu só percebia que estava nesse modo depois que tudo havia acontecido, como se tivesse acabado de acordar de um sonho em que não estava no controle.”, explica Rafael Bulleto (guitarra, programações).

 

A partir de um dedilhado de guitarra que é repetido incansavelmente, com o evoluir da música, aos poucos, baixo, bateria e sintetizador vão surgindo. A cada loop, aumenta a complexidade e no fim, todos elementos unem-se para uma nova fase, com mais sons e mais cor. O clipe gravado no celular mostra a realidade atual de Rafael Bulleto, como funciona o processo de criação e produção da música, em casa, sozinho. Também aparecem no clipe pinturas que fez nesse período de quarentena e objetos que o inspiram.

 

“Como vivemos esse momento de distanciamento social e confinamento, rotina repetitiva e que já parece infinita, pensei em retratar essa realidade em um videoclipe. A gente deu esse aspecto de sonho ao vídeo pensando sobre o momento em que a gente acorda do modo automático e parece ter vivido um sonho. Eu fico pensando que, depois que a pandemia e o isolamento acabarem, talvez toda essa história pareça um grande delírio coletivo. Como a gente vai se lembrar disso?”, questiona Rafael.

 

Para afastar as energias negativas, é com uma mandala que Neptunea mergulha em “Infinito Espiral. O criador da figura, Diego Alves, do coletivo Camaleão Rec, explica que a mandala tem o sol como elemento central, representando o fogo e a transformação. O terceiro olho é a porta de acesso para a evolução. Ao redor do sol, o mantra tibetano “OM MANI PADME HUM” fala sobre a unidade entre corpo, mente e espírito. Acima do sol estão pétalas azuis, que são a cor do infinito e simbolizam a água, elemento que remete a mutação e flexibilidade. Por fim, as espirais em formas de brotos refletem à natureza e a superação de determinado espiral da vida e o início do próximo.

 

A faixa instrumental “Infinito Espiral” é uma composição de Rafael Bulleto, também produzida pelo mesmo. Já a mixagem e masterização ficaram por conta de Felipe Magrinelli e Estúdio Tabuleiro, respectivamente. O videoclipe para a canção foi dirigido e editado por Ana Zumpano e Rafael Bulleto. A imagem da capa do single é de autoria de Diego Alves, do coletivo Camaleão Rec. O single é um lançamento Alcalina Records.

 

Assista Infinito Espiral: https://youtu.be/l1ddVfsJzb8



Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

82 PMs recebem Espadim Tiradentes e caminham para se tornar oficiais

Publicado

on


Oitenta e dois alunos-a-oficial do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) receberam, na tarde desta sexta-feira (22), durante cerimônia realizada na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim, no bairro do Dendezeiros, o Espadim Tiradentes – arma símbolo da corporação, adotada nos anos 60. Evento marca o ingresso dos alunos na Academia da Polícia Militar.

As aulas da turma coronel PM Sigfried Frazão Keysselt tiveram início, em julho deste ano, com uma turma mista integrada por 75 homens e sete mulheres. 

Neste primeiro ano, os alunos se empenharão no conhecimento de disciplinas das áreas de humana, jurídica, além de técnica e tática, abordagem policial, passando por análises de risco em segurança pública e criminal, além de direito eleitoral. 

“Desejo a todos os alunos e alunas uma excelente caminhada até o oficialato. Em breve contaremos com vocês, dando segurança a baianos e turistas”, comentou o secretário da Segurança Pública, Ricardo César Mandarino, que entregou a honraria ao primeiro colocado da turma, aluno-a-oficial Luís Leonardo Umburana.

Participaram da solenidade, além do secretário da SSP, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, entre outras autoridades, familiares e convidados.

Fonte: Ascom/ SSP-BA

Pamela Simplício

Link



Continue lendo

Internacional

Brasil vai priorizar temas como saúde, tecnologia e meio ambiente

Publicado

on


As áreas da saúde, tecnologia, produção de energia e meio ambiente serão as prioridades do Brasil no próximo encontro do G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, nos dias 30 e 31, em Roma, capital da Itália.

Segundo o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, Sarquis José Sarquis, serão tratados assuntos sobre economia e saúde global, mudanças do clima e desenvolvimento sustentável.

“Eles terão uma discussão dividida, estruturada em três sessões. A primeira sobre economia global e saúde global. A segunda sobre mudança do clima e meio ambiente. A terceira sobre desenvolvimento sustentável. Também terão trocas informais de impressões, comentários sobre dois grandes temas que estarão em eventos paralelos, que tratarão de apoio a pequenas e médias empresas comandadas por mulher”, disse o secretário. Outro evento paralelo, segundo Sarquis, será sobre o papel do setor privado na luta contra a mudança do clima.

Em entrevista à Voz do Brasil, Sarquis afirmou ainda que outro ponto em discussão será um comércio internacional com menos barreiras tarifárias. Além das reuniões do G20, o presidente Jair Bolsonaro e os ministros vão participar de encontros bilaterais.

“Alguns países como os da União Europeia, Estados Unidos e mesmo países emergentes como China e Índia, que são grandes economias, têm programas de apoio doméstico que visam a subsidiar a produção agrícola. Alguns desses subsídios são justificados quando aplicados à população carente e assim sucessivamente. Mas outros acabam distorcendo as condições de mercado, acabam reduzindo preços de alimentos de forma artificial, o que faz com que países que são muito competitivos em alimentos, em produtos agrícolas como Brasil, Argentina e outros países da América do Sul, não tenham condições de se beneficiar desses mercados”, argumentou.  

Ouça na Radioagência Nacional:

Cúpula do G20

O G20 irá antecipar alguns debates previstos para a COP26, a Cúpula sobre Mudanças Climáticas da ONU, marcada para 31 de outubro a 12 de novembro, na cidade de Glasgow, na Escócia.

Nesta sexta-feira (22), representantes do governo brasileiro e da União Europeia fizeram uma reunião virtual sobre o clima. O chefe de gabinete do Ministério das Relações Exteriores, Achilles Zaluar, afirmou que a ideia é construir consenso sobre o assunto.

A Cúpula do G20 vai marcar a retomada das reuniões presenciais do grupo. No ano passado, o encontro foi virtual por causa da pandemia de covid-19. Parte da comitiva que representa o Brasil embarca neste domingo.

*Com informações de Victor Ribeiro, da Rádio Nacional



Continue lendo

Bahia

Ministério da Economia indica Paulo Valle para Secretaria do Tesouro

Publicado

on


O Ministério da Economia confirmou no início da noite de hoje (22) que o atual subsecretário de Previdência Complementar do Ministério do Trabalho e Previdência, Paulo Valle, assumirá a Secretaria do Tesouro Nacional. 

Com especialização em Economia pela George Washington University, Valle é servidor de carreira do Tesouro e tem larga experiência em funções públicas.

De 1999 a 2006, Valle foi coordenador-geral de Operações da Dívida Pública. De 2006 a 2015, foi subsecretário da Dívida Pública do Tesouro. De dezembro de 2015 a março de 2018, ocupou a presidência da Brasilprev, subsidiária de previdência complementar aberta do Banco do Brasil.

A pasta também anunciou hoje que o ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento.

Exoneração

Os ex-titulares do Tesouro e Orçamento Bruno Funchal, e do Tesouro Nacional Jeferson Bittencourt, pediram exoneração de seus cargos nesta quinta-feira. 

A secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, também pediram exoneração.

Em nota, o Ministério da Economia informou que as decisões foram de ordem pessoal.

 



Continue lendo

Mais Vistos