conecte-se conosco

Notícias

Pandemia acelera surgimento de novos serviços e cria oportunidades no mercado de saúde – Portal RBN

Publicado

on


A pandemia do novo coronavírus impôs mudanças no comportamento das pessoas e a tendência é que hábitos adotados relacionados ao bem-estar permaneçam por tempo indeterminado. A disseminação do vírus impulsionou o surgimento de novos serviços no mercado de saúde e remodelou profissões, como a de cuidador de idosos, que passa a exigir uma rotina cada vez mais planejada com cuidados redobrados.

Com o período de quarentena da população brasileira, a realidade do mercado de trabalho atende ao isolamento social dos que podem ficar em casa e precisam de atendimentos mais especializados. O cuidador de idosos se tornou uma modalidade profissional cada vez mais procurada. Isso explica a demanda crescente no mercado por cuidadores capacitados para atender às necessidades de pacientes em estado de saúde fragilizado.

O aquecimento desse mercado se deve, sobretudo ao envelhecimento dos brasileiros. De acordo com uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 31% da população terá mais de 60 anos em 2060.

Para garantir o aumento da renda em meio à pandemia, Ana Lúcia Santana Rosa, que era funcionária de uma farmácia, fez o curso de cuidador de idoso e logo começou a trabalhar como cuidadora de idosos. “Na pandemia, eu não fico parada. Se fosse em outro lugar, onde eu trabalhava, com certeza estaria com carga horária e salário reduzidos”, garante a cuidadora.

Diante de uma grande procura, a Padrão Enfermagem Salvador, empresa especializada na intermediação de profissionais de enfermagem e cuidadores de idosos, adultos e crianças, criou uma turma especial presencial reduzida, seguindo medidas sanitárias de segurança, programadas para início de julho na unidade do Parque Bela Vista, na Rua Itatuba, nº 201, Ed. Cosmopolitan Mix, salas 309/310, pontua Angelina Oliveira, diretora administrativa do empreendimento. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (71) 9636-7676.

A empresa oferece serviços que vão de procedimentos pontuais, como administração de medicamentos, monitoramento de sinais vitais e testes de glicose; passando pelo acompanhamento integral com cuidadores de crianças e idosos que, além de tratar da saúde dos pacientes, auxiliam com tarefas de higiene e fazem companhia no dia a dia; até um trabalho efetivo de enfermagem e acompanhamento hospitalar para quadros de maior complexidade.

Para ser agenciado, os profissionais de saúde passam por um rigoroso processo de análise, começando por sua formação. É preciso que o indivíduo seja certificado como enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem ou cuidador, explica Sérgio Amorim, diretor financeiro da empresa.

O profissional é avaliado sem custos ou compromisso. A partir de então, a Padrão Enfermagem Salvador seleciona o profissional mais adequado para o determinado atendimento. Esse primeiro contato também permite verificar se o mais indicado para o caso é um cuidador ou um enfermeiro em um cenário em que o isolamento social, aliado a profissionais qualificados, se apresenta como ferramenta fundamental para evitar a propagação do vírus, principalmente em idosos, que estão entre a população considerada de risco.

Sobre a Padrão Enfermagem

Há mais de dez anos no mercado, a Padrão Enfermagem é a maior rede de franquias do Brasil em seu segmento, levando soluções em serviços de acompanhamento, cuidados e procedimentos pontuais, tanto para famílias quanto para empresas. Desde o ano de 2006, oferece o melhor custo-benefício do mercado.

A empresa, que auxilia na contratação de cuidadores e enfermeiros por famílias com idosos, conta com mais de 15 mil profissionais agenciados e 20 unidades espalhadas pelo Brasil e oferece o curso de cuidador para profissionais interessados em ingressar nesse mercado.

Todos os profissionais intermediados pela Padrão Enfermagem estão preparados e habilitados para atender a clientes de qualquer faixa etária e nível de complexidade com segurança e qualidade em ambiente domiciliar, hospitalar e empresarial.

A Padrão Enfermagem oferece suporte de atendimento 24 horas por dia por meio de central de atendimento a fim de suprir urgências ou intercorrências decorrentes de problemas de falta de profissional e mão de obra qualificada, diferencial este que só a Padrão Enfermagem possui.



Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Termina hoje prazo para inscrições de bolsas remanescentes do Prouni

Publicado

on


Termina hoje (4) o prazo para as inscrições no processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), relativo ao primeiro semestre deste ano. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, na página do Prouni até as 23h59. O resultado será divulgado nesta sexta-feira (7).

As bolsas remanescentes são aquelas não preenchidas no processo seletivo, nas duas chamadas regulares e também na lista de espera do programa. A disponibilidade dessas bolsas ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a quantidade de vagas remanescentes. Neste semestre, o Prouni ofereceu, no total, mais de 162 mil bolsas.

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa, e, nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Nova regra

No último dia 15, o MEC publicou a Portaria nº 212/2021, que trata da ocupação de bolsas remanescentes do Prouni e estabelece a nova regra para a classificação dos candidatos.

A partir de agora, a classificação dos inscritos em cada um dos processos de ocupação de vagas remanescentes do Prouni vai considerar a média aritmética simples das notas obtidas nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que são de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e a prova de redação.

A seleção que começa hoje será a primeira edição do processo de ocupação de bolsas remanescentes em que a classificação dos candidatos se dará por ordem de melhor desempenho obtido no Enem, considerando as edições do exame ocorridas nos últimos dez anos. Para o candidato que fez mais de um Enem será considerada, para efeito da classificação, a edição em que ele tenha obtido a maior média no conjunto de provas. Até então, valia a prova mais recente do exame.

Para isso, o candidato deve ter obtido 450 pontos no conjunto de provas do Enem e não ter tirado zero na redação.

Matrícula

Quem for classificado para uma vaga remanescente deve entregar, na instituição de ensino para a qual for classificado, a documentação que comprove as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de 10 a 13 de maio.

A documentação pode ser encaminhada por meio eletrônico, caso seja disponibilizado pela instituição. Caso contrário, o candidato classificado deve comparecer de forma presencial à instituição para apresentar a documentação exigida.



Continue lendo

Bahia

Governo divulga datas para pedir isenção de taxa de inscrição

Publicado

on


O candidato que quiser pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) neste ano deve se inscrever entre os dias 17 e 28 de maio. As datas foram divulgadas em edital publicado ontem (3) no Diário Oficial da União (DOU) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pela primeira vez, o Inep publicou um edital separado somente para os pedidos de isenção na taxa. As datas para a inscrição no Enem e também os dias de prova da edição 2021 ainda não foram divulgados.

Aqueles que se inscreveram e faltaram à última edição do Enem também poderão justificar a ausência entre os dias 17 e 28 de maio. O procedimento é necessário para solicitar isenção na taxa da próxima edição do exame.

Pelo cronograma divulgado, o resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em 9 de junho. O período de recurso será entre 14 e 16 de junho, e o resultado dos recursos serão divulgados em 25 de junho.

O Inep alerta que mesmo aqueles que tiverem a isenção concedida precisam realizar nova inscrição no Enem, quando estas forem abertas, em data ainda a ser divulgada.

Os critérios para pedir isenção na taxa de inscrição são os seguintes:

– estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;

– ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

– ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.



Continue lendo

Bahia

MP da privatizaçao da Eletrobras será votada amanhã, diz Lira

Publicado

on


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) disse hoje (18) que pretende votar amanhã a Medida Provisória (MP) 1031/21, que trata da privatização da Eletrobras. A proposta chegou a entrar na pauta da sessão desta terça-feira, mas Lira disse que ainda vai aguardar a versão final do texto do relator, Elmar Nascimento (DEM-BA). A MP recebeu mais de 570 emendas.

Lira justificou ainda a pressa em votar a proposta, com o argumento de que há um acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), de encaminhar para a Casa as MP’s editadas após o mês de fevereiro, até 30 dias antes final do prazo de validade da proposta. A MP com a proposta de privatização da empresa, que é responsável por por 30% da energia gerada no país, foi encaminhada para a Câmara no dia 23 de fevereiro.

“Está pautada para amanhã a votação da Medida Provisória 1031, da Eletrobras. É importante que haja um amplo debate sobre o tema. Nós temos um acordo para que, em respeito ao Senado, as MPs sejam encaminhadas para análise dos senadores, com um prazo de 30 dias” disse hoje Lira por meio de uma rede social

Pela MP, a proposta de privatização da Eletrobras, será executada na modalidade de aumento do capital social, por meio da subscrição pública de ações ordinárias com renúncia do direito de subscrição pela União. Ou seja, ate que a União deixe de ser o acionista majoritário da empresa.

A MP diz ainda que o aumento do capital social da Eletrobras poderá ser acompanhado de oferta pública secundária de ações de propriedade da União ou de empresa por ela controlada, direta ou indiretamente.

A União se compromete a conceder, pelo prazo de 30 anos, de novas outorgas de concessões de geração de energia elétrica para as usinas sob titularidade ou controle, direto ou indireto, da Eletrobras.

De acordo com o governo, esses contratos renovados não se darão mais no regime de cotas, quando a energia elétrica gerada é comercializada compulsoriamente a um preço fixado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso a empresa poderá negociar a energia livremente no mercado regulado ou no mercado livre.

“A mudança no regime de comercialização de energia elétrica, mesmo considerando os riscos envolvidos, adiciona valor ao Contrato de Concessão, já́ que a Empresa terá́ flexibilidade para vender sua energia no mercado regulado ou no mercado livre, podendo escolher os seus clientes, a preços e prazos definidos por ela e pelo mercado”, disse o governo na justificativa da MP.





Continue lendo

Mais Vistos