conecte-se conosco

Tecnologia

Braskem apoia empresas e centros de pesquisa em Impressão 3D para produção de máscaras do tipo face-shield para profissionais de saúde da rede pública

Publicado

on


A impressão 3D, um dos pilares da indústria 4.0, tem sido fundamental para salvar vidas durante a pandemia do novo coronavírus. No Brasil, a rapidez e, especialmente, o baixo custo dos processos produtivos, já estão ajudando na produção de itens como máscaras de proteção e protótipos de ventiladores pulmonares. Como referência neste segmento no país, a Braskem doou 120 bobinas de filamentos plásticos para este fim e está apoiando o trabalho de doze centros de pesquisa em impressão 3D, nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O filamento de polipropileno (PP), produzido pela própria Braskem para uso em impressoras 3D, está sendo utilizado para fabricação de hastes para cerca de cinco mil máscaras do tipo face-shield, que serão distribuídas gratuitamente aos profissionais de saúde que atuam em hospitais da rede pública nas respectivas regiões dos centros de pesquisa. Na Bahia, o produto foi doado para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, que redistribuiu para sete centros tecnológicos do SENAI no interior do estado; no Rio de Janeiro, a iniciativa beneficiou centro de pesquisa em impressão 3D da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ); no Rio Grande do Sul, o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) da PUC-RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenados pelo  grupo Brothers in Arms; em São Paulo, o material foi doado para a 3D Criar e a Inkubetech, que apoiam o Projeto Hígia.

Além da doação de matéria-prima, as equipes especializadas em impressão 3D da Braskem também estão apoiando remotamente os centros de pesquisa na operação desta nova matéria-prima utilizada para impressão 3D das peças. “Embora a impressão 3D não seja uma novidade no Brasil, algumas tecnologias ainda estão em desenvolvimento e o filamento de polipropileno ainda é pouco conhecido pela indústria. Nesse sentido, a Braskem também colabora para o desenvolvimento de novas tecnologias e suporte técnico para que este segmento avance no Brasil”, explica Fabio Lamon, líder de Inovação e Tecnologia para Manufatura Aditiva na Braskem.

Os filamentos de polipropileno para impressão 3D doados são produzidos no pela Braskem e empresas parceiras no Rio Grande do Sul. Segundo a companhia, a doação, além de contribuir para o combate ao novo coronavírus, é uma oportunidade para ajudar a desenvolver a indústria de manufatura aditiva no Brasil e ainda reforçar a importância da cadeia do plástico em áreas como a saúde.

“Neste momento estamos abastecendo centenas de empresas brasileiras com insumos para a fabricação de produtos hospitalares como máscaras cirúrgicas, seringas, bolsas de soro e equipamentos de proteção para médicos e enfermeiros. A manufatura aditiva chega para somar tecnologia na fabricação de itens essenciais para enfrentarmos essa pandemia juntos e de forma colaborativa”, finaliza Lamon.

 

Integrantes da Braskem também estão produzindo componentes de máscaras face shield

Na Braskem, os exemplos de solidariedade na luta contra a covid-19 vão além das parcerias que a companhia tem feito. Os operadores Gabrielly Farias e Leonardo Oliveira, da unidade industrial PVC 2 AL, em Maceió (AL), já imprimiram hastes para fabricação de quase 200 máscaras protetoras para profissionais da rede pública de saúde na região. Eles fazem parte do projeto 3D Saves, uma rede de voluntários engajada na produção de equipamentos para uso em hospitais da rede estadual e nos municípios alagoanos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Leonardo Oliveira afirma que está feliz por ter a possibilidade de contribuir com a sociedade e com quem precisa. “Descobri essa campanha numa rede social, de repente me vi empolgado em participar, em saber que poderia fazer a diferença. Utilizamos um instrumento ao qual poucos têm acesso, principalmente aqui em nosso estado, então poder ajudar não tem preço”.

Gabrielly Oliveira lembra que a impressora 3D foi adquirida com intuito de uso pessoal: “Nunca imaginamos estar fazendo isso hoje, mas deixar de lado os anseios pessoais para realizar um trabalho comunitário é mais gratificante do que qualquer outra coisa”.



Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Ainda em maio, Adobe realiza eventos gratuitos sobre estratégias e tendências no marketing digital

Publicado

on


A companhia, líder entre plataformas de experiências digitais, promove quatro webinars com conteúdos inéditos recheados de tendências de marketing e tecnologia.

Nos próximos dias, a Adobe realiza quatro eventos online e gratuitos voltados a profissionais de marketing em parceria com empresas como Samsung, Microsoft, GoAd e MIT Technology Review. O objetivo da iniciativa é apresentar tendências e insights sobre assuntos como jornada do consumidor, experiência do usuário em serviços financeiros, e-commerce, entre outros.

O primeiro evento será realizado em parceria com o MIT Sloan Review, no dia 18, às 14h, sobre o tema “Paradigma Martech: Como otimizar o ROI da sua estratégia com o uso de dados”, para trazer insights acerca de mensuração de resultados e investimento com apoio de dados. Participam do evento Mateus Lopes, Digital Strategy & Solutions e Fernando Teixeira, Strategy and Solutions Director, ambos da Adobe, além de Diego Senise, co-founder e head de Data Tech da Ilumeo, e Rafael Delgado, pesquisador em Psicologia Experimental e Novos Negócios, também da Ilumeo.

Já no dia 19, das 9h às 11h, acontece o webinar Industry & Retail Experience Brasil. Em parceria da Adobe com Microsoft e Adyen, o evento apresentará as melhores práticas e desafios na implementação de e-commerces B2B e B2C. No dia seguinte (20), às 17h, será a vez do executivo da Samsung, Juliano Fortini, Head de Mídia e Dados, onde falará sobre a experiência digital do consumidor, em um evento em parceria com o MIT Tech, o “Digital Customer Journey X”.

Por último, no dia 27, a companhia apresentará as principais tendências para 2021 com um resumo do que aconteceu na maior conferência de marketing digital do mundo, o Adobe Summit. O webinar será apresentado pelo head de Insights da GoAd Media, José Saad.

 

Paradigma Martech: Como otimizar o ROI da sua estratégia com o uso de dados

Quando: dia 18/5, terça-feira, às 14h

Custo: gratuito

Onde: virtual

Inscrições: https://materiais.mitsloanreview.com.br/forum-ao-vivo-como-otimizar-o-roi

 

Adobe Commerce – Industry & Retail Experience Brasil 

Quando: dia 19/5, quarta-feira, das 9h às 11h

Custo: gratuito

Onde: virtual

Inscrições: https://events.magento.com/industryretailexperience

 

Digital Customer Journey com Samsung e MIT Tech

Quando: dia 20/5, quinta-feira, às 17h

Custo: gratuito

Onde: virtual

Inscrições: https://mittechreview.com.br/webinar-digital-customer-journey-x

 

Adobe Innovation Sessions: Summit Insights 2021 – GoAd Media

Quando: 27/5, quinta-feira, às 18h

Custo: gratuito

Onde: virtual

Inscrições: https://www.adobe.com/br/enterprise/events/summit-insights-2021.html



Continue lendo

Tecnologia

C6 Bank adota AWS como nuvem preferencial em contrato de longo prazo

Publicado

on


Um dos principais bancos digitais do Brasil utiliza a infraestrutura de nuvem da AWS, aumentando sua base de clientes para mais de seis milhões em menos de dois anos

A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa Amazon.com, Inc. (NADSAQ: AMZN), anuncia que o C6 Bank, um dos maiores bancos digitais do Brasil, escolheu a AWS como seu provedor de nuvem preferencial em um acordo estratégico de longo prazo. Ao utilizar os serviços da AWS e um modelo ágil de gerenciamento com foco na experiência do usuário, o banco tem obtido sucesso em lançar novos produtos de maneira rápida, diferencial na estratégia do C6 para atração de novos clientes. Atualmente, o portfólio da empresa conta com mais de 20 produtos, incluindo serviços financeiros básicos gratuitos como conta corrente, cartões de crédito e débito, transferências e saques, tags de pedágio, conta internacional para dólar ou euro e mais serviços que auxiliam o cliente a gerenciar sua vida financeira.

A arquitetura em nuvem do C6 permite que o banco apresente novos serviços ao cliente com baixo custo operacional. Apenas em 2020, foram lançadas 38 novas features, como novos serviços e ferramentas para aprimorar a usabilidade. Os sistemas são construídos com arquitetura aberta, o que permite ao C6 trabalhar como um marketplace, oferecendo, por exemplo, mais de 200 fundos de investimento de diversos gestores de ativos em sua plataforma, além de uma loja virtual que oferece mais de 60 mil itens a partir do próprio aplicativo, de passagens aéreas a eletrodomésticos. O app do C6 também permite que usuários façam transferências internacionais para seu serviço de conta global a qualquer dia e hora, bem como negociar ações.

Lançado em 2019, o C6 rapidamente alcançou a marca de um milhão de clientes nos primeiros seis meses de operação. Hoje, o banco digital tem mais de seis milhões de correntistas. Por meio de processos automatizados em uma arquitetura baseada na nuvem, é possível abrir novas contas em poucos minutos. A infraestrutura e a escalabilidade da AWS ajudam o C6 Bank a garantir o processamento rápido de transações financeiras, assim como gerenciar períodos de pico causados por campanhas de marketing sazonais na TV.

divulgação
Cleber Morais, Diretor Geral de Vendas do Setor Comercial da AWS no Brasil

Para executar sua infraestrutura, o banco digital também utiliza a amplitude e a profundidade das capacidades da AWS, como processamento, armazenamento e banco de dados para melhorar as operações e a experiência do consumidor, resultando em mais eficiência para o negócio. Entre os serviços da AWS utilizados pelo C6 estão o Amazon Relational Database Services (Amazon RDS), um banco de dados baseado na nuvem que é facilmente gerenciado e escalado, e Amazon Aurora, serviço de banco de dados relacional compatível com MySQL, que auxilia na demanda do cliente em épocas de pico, como feriados e período de fim de ano.

“O foco do nosso negócio é ter o cliente como o centro de nossa operação, oferecendo novas ofertas que o auxiliem a gerenciar seu dinheiro para melhorar sua qualidade de vida. A infraestrutura da AWS nos ajuda a manter o ritmo de expansão de nosso portfólio e a crescer de maneira escalável”, explica Nelson Novaes, CTO do C6 Bank.

“A AWS tem um longo histórico em auxiliar clientes da indústria financeira a criarem ambientes de nuvem seguros e escaláveis, desenhados especialmente de acordo com critérios de segurança, estratégia e plano tático de cada cliente, sempre em conformidade com os requisitos regulatórios mais rigorosos”, afirma Cleber Morais, Diretor Geral de Vendas do Setor Comercial da AWS no Brasil. “Por meio da experiência e dos serviços oferecidos pela AWS, o C6 consegue manter uma estratégia de rápido crescimento, ao mesmo tempo em que desenvolve novos produtos e serviços acessíveis e inovadores. Isso faz parte dos nossos princípios: criar todas as condições que permitam que nossos clientes inovem de maneira ágil”. 



Continue lendo

Tecnologia

AMD dá dicas para escolher o melhor notebook para suas tarefas

Publicado

on


Para o trabalho em qualquer lugar, rotina de estudos e mais uma infinidade de tarefas do cotidiano, a escolha de um bom notebook é fundamental para que no dia a dia não falte mobilidade, performance, rapidez e praticidade – inclusive nos momentos de lazer, como assistir filmes e séries ou jogar. Embora existam muitos fatores que podem influenciar na hora da escolha, é de suma importância a preocupação com a segurança dos dados e o desempenho da máquina.

Para te ajudar neste desafio tão complexo, a AMD preparou uma série de recomendações para guiar e ensinar a maneira mais adequada para escolher o notebook ideal que atenda todas as suas necessidades – presentes e futuras:

  • Busque o máximo em velocidade e memória

Seja para criar conteúdo, editar vídeos e fotos, planilhas ou até rodar programas e sistemas pesados, não há mais espaço para máquinas “travando”. Notebooks equipados com os poderosos processadores móveis AMD Ryzen™ série 3000 oferecem o máximo de núcleos disponíveis, com o mais alto desempenho que você pode ter em um processador móvel. Além disso, boa capacidade de memória das CPUs é fundamental para boa execução de tarefas. Os processadores da série 3000 de Ryzen™ contam com até 32 MB de memória cache em L3, sendo compatíveis com as interfaces PCIe 4.0. Com relação à memória RAM, os processadores trazem suporte para DDR4-3200 MHz, tecnologia excelente e focada em laptops.

Se a sua rotina é fazer malabarismos com projetos, planilhas, apresentações e encaixar alguns momentos de lazer, sem ter um lugar fixo na casa para tudo isso, então os dispositivos com processador móvel AMD Ryzen™ Série 3000 foram desenvolvidos pensando em você, com o desempenho de produtividade mais rápido em um ultrafino.

  • Quanto mais bateria, melhor

Um dos pontos mais vantajosos dos notebooks é a mobilidade, diretamente ligada ao aproveitamento energético que a bateria do aparelho tem – quanto mais eficiente, menor é a necessidade de tempo na tomada. Notebooks com processadores da linha Ryzen 5000 Mobile contam com o novo sistema CPPC, “planejamento personalizado de energia por núcleo”, que garante que cada núcleo recebe uma voltagem de acordo com a demanda de trabalho que está executando. Assim, os núcleos exigem menos energia, sempre rodando no balanceamento otimizado entre demanda energética e frequência.

Os programas (e jogos) modernos são bastante complexos e incluem funções que envolvem a exibição de gráficos na tela, a leitura de dados do armazenamento ou mesmo da rede. Uma das melhores maneiras de avaliar o desempenho de um novo equipamento é realizar um teste do mundo real, ou seja, realizar as tarefas diárias no ambiente de trabalho.

  • Ter referências/benchmarks

Dois tipos de benchmarks são normalmente usados para avaliar o desempenho de uma máquina: “sintético” e “baseado em aplicativo”. Ambos podem ser úteis no processo de tomada de decisão – no entanto, analisar seus resultados individualmente pode ser um erro! A melhor forma de mitigar esse risco é seguir a regra geral de ter vários benchmarks, que permitem obter uma imagem mais ampla e confiável do resultado esperado.

É importante lembrar que uma boa análise comparativa deve ser o mais transparente possível, com uma descrição clara de seus métodos de teste.

  • Cuidado com os erros de medição

Porém, na hora dos testes, lembre-se que qualquer medição sempre terá uma margem de “erro”, que pode variar de teste para teste. A maioria dos benchmarks lida com uma faixa de erro geral de 3-5%, causada por uma variedade de fatores, incluindo limitações de tempo de medição. Assim, será fundamental levar este fator de medição em consideração ao estabelecer os requisitos nas solicitações de compra.



Continue lendo

Mais Vistos