conecte-se conosco

Bahia

Partiu Estágio entra na última semana de inscrições

Publicado

on


Foto: Camila Souza/GOVBA

Estão em reta final as inscrições para o segundo edital do Partiu Estágio, com vagas exclusivas para a Secretaria da Educação. São 2.653 oportunidades de estágio para universitários baianos de 67 cursos, entre eles Administração, Matemática, Informática, Língua Portuguesa, Educação Física, Física, Biologia e Química. A lista completa pode ser consultada no site da Secretaria da Administração

O prazo para garantir participação neste edital termina na quarta-feira, 22 de setembro. As inscrições são feitas pela internet, na página oficial do programa: www.programaestagio.saeb.ba.gov.br. Podem se candidatar universitários regularmente matriculados em cursos de licenciatura ou bacharelado, ministrados por instituições de ensino superior com sede ou pólo de ensino na Bahia – federais, estaduais ou privadas – nas modalidades presencial ou EAD.  

As oportunidades de estágio estão distribuídas entre a capital e mais 59 municípios do interior. O objetivo é fomentar o acesso a oportunidades de aprendizagem para estudantes baianos. Estudantes de cursos presenciais poderão se candidatar a vagas ofertadas na cidade onde reside ou estuda; já quem está cursando graduação ou bacharelado EAD, deve se inscrever para vagas ofertadas na cidade onde mora. É importante que o candidato consulte o edital para verificar a disponibilidade. 

Regras

A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio, com validade de seis meses, desde que o estudante cumpra os pré-requisitos do programa: ter mais de 16 anos, ser residente no estado da Bahia e ter concluído pelo menos 50% da carga horária do curso.  

Como nos editais anteriores, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para deficientes, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Não poderão se inscrever estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015. 

Como participar

Candidatos que estejam ingressando pela primeira vez no programa devem estar atentos sobre o processo de inscrição. É preciso acessar o endereço www.programaestagio.saeb.ba.gov.br e criar uma conta, informando CPF, nome, data de nascimento e e-mail válido. O sistema enviará automaticamente para o e-mail cadastrado os dados para acesso ao sistema de inscrição.  

Quem já tiver realizado cadastro para editais anteriores não precisa fazer o procedimento novamente; basta utilizar seu e-mail e senha para acesso. Em caso de dúvidas, o programa disponibiliza contato através partiuestagio@saeb.ba.gov.br. Após a inscrição, o universitário receberá no e-mail cadastrado o comprovante de inscrição.  

Quarta convocação

Também encerra na quarta-feira, 22 de setembro, o prazo para apresentação de 967 universitários convocados pelo primeiro edital do programa. Chamados no último dia 16 de agosto, o grupo contou com 20 dias úteis para comparecerem ao local de estágio, como orientado por e-mail. Todos irão atuar em unidades da Secretaria da Educação, o que totaliza 3.620 oportunidades para o órgão. Os universitários devem entrar em contato com a unidade de Recursos Humanos dos órgãos onde vão atuar e obter as informações para a entrega da documentação exigida em edital. Quem não manifestar interesse dentro do prazo estabelecido correrá o risco de perder a vaga. 

Fonte: Ascom/ Saeb



Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Ação em Paraisópolis oferece serviços de saúde gratuitos esta semana

Publicado

on


Uma Cabine Móvel de Saúde estará à disposição para a realização de diversos serviços de saúde, a partir de amanhã (25) até 30 de outubro, em frente à Associação das Mulheres de Paraisópolis, na capital paulista.

Os moradores da comunidade terão acesso gratuito aos serviços de teleatendimento médico especializado, verificação de peso, altura e pressão e o teste de bioimpedância, que avalia a composição corporal do paciente, além de orientações sobre câncer de mama.

Um QR code localizado na parte externa da cabine vai dar instruções gerais preventivas do câncer de mama por uso de inteligência artificial via WhatsApp.

A ação faz parte da campanha Todos Pelo Rosa, da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI). Em parceria com a ONG Américas Amigas, no local também serão oferecidas 455 mamografias gratuitas.

Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa, de alerta e prevenção sobre o câncer de mama, é um movimento global que começou nos anos 1990. O mês de outubro passou a ser dedicado à conscientização sobre a doença, destacando a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para as pacientes.

Em 1982, nos Estados Unidos, foi fundada uma organização não-governamental em homenagem a Susan G. Komen que morreu de câncer de mama. A instituição passou a realizar eventos para levantar fundos em prol de pesquisas no combate à doença. Em 1986, ocorreu o primeiro mês de conscientização em outubro.

No Brasil, o primeiro ato em alusão ao Outubro Rosa ocorreu em 2002, em São Paulo. Em 2010, o Instituto Nacional do Câncer aderiu ao movimento e passou a promover eventos técnicos e disseminar informações sobre prevenção do câncer de mama.



Continue lendo

Bahia

Prédio desaba em Nilópolis (RJ) deixando um morto e três feridos

Publicado

on


Um prédio desabou no início da manhã deste domingo (24), no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense, deixando uma pessoa morta e três feridos. Segundo a Defesa Civil do Estado, a estrutura veio abaixo pouco antes de 6h45, quando foram feitos os primeiros chamados para o Corpo de Bombeiros.

O prédio tinha três andares. O corpo de um homem foi localizado nos escombros e três vítimas feridas foram resgatadas e levadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. As primeiras informações é que o prédio tinha três apartamentos.

Bombeiros dos quartéis de Nova Iguaçu, Nilópolis e Ricardo de Albuquerque foram deslocados para o local. Embora as primeiras informações deem conta de que só quatro pessoas residiam no imóvel, a varredura nos escombros continua com o auxílio de cães da corporação.

O comandante da Defesa Civil do Estado, Leandro Monteiro, foi para o local coordenar as buscas e falou com a imprensa. “Foram localizadas três vítimas com vida, que foram removidas para o Hospital de Nova Iguaçu. Infelizmente, encontramos uma vítima masculina, já em óbito, que está sendo removida para o Instituto Médico Legal de Nova Iguaçu. O protocolo do Corpo de Bombeiros é só encerrar as buscas após a varredura com cães. As pessoas afirmam que só havia realmente quatro vítimas no prédio”, disse Monteiro.



Continue lendo

Bahia

Brasil em Pauta de hoje trata de políticas públicas para a família

Publicado

on


A entrevistada deste domingo (24) do programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, é a secretária Nacional da Família, Ângela Gandra. No programa, ela trata da importância de políticas de fortalecimento do vínculo familiar como estratégia para prevenção de diversos problemas como uso de drogas, violência doméstica, suicídio, pedofilia entre outros.

Ângela também aborda iniciativas para fomentar o equilíbrio entre trabalho e família. Ela dá detalhes sobre o Prêmio Melhores Práticas em Equilíbrio Trabalho-Famíli, lançado para reconhecer as empresas que usaram estratégias para garantir empregos, ser familiarmente responsáveis e ajudar no home office. “O que a gente quer é que cada ser humano possa ter um tempo de qualidade no seu lar e possa voltar para produzir tudo que seja capaz para a sociedade”

A entrevista completa você confere no Brasil em Pauta, que vai ao ar hoje às 19h30.

Clique aqui para saber como sintonizar a TV Brasil em canal aberto, TV por assinatura e parabólica.



Continue lendo

Mais Vistos