A Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) vai ser palco para um grande encontro e apresentação gratuita do Projeto EchoCultura, formado pelos músicos e produtores musicais DJ Dudoo Caribe e Danilo Jahpa, convidando o grupo Roça Sound, Ed Brass e Pivoman, neste domingo (28), a partir das 15h.

O projeto ‘EchoCultura & Convidados’ pesquisa, potencializa e difunde a prática do DUB, técnica de mixagem que tem as suas origens na Jamaica e seus desdobramentos no Brasil. A programação integra a Residência Artística que a Pinacoteca do Beiru realiza no MAM desde outubro e que se prolonga até janeiro/2022. “Além deste domingo (28), o projeto ‘Echo Cultura & Convidados’ se apresentará em mais duas edições no dia 12 de dezembro e 9 de janeiro próximos”, explica o DJ Dudoo Caribe.

Das atrações, o Roça Sound tem canções que exploram a sonoridade das culturas periféricas nordestinas, com composições próprias que falam do cotidiano com irreverência e propriedade. Ele é considerado o porta-voz da cultura dos Sistemas de Som no Recôncavo baiano e sua marca registrada é o suingue. Já Ed Brass é sound artist, educador, pioneiro na pesquisa da Bass Culture e seus desdobramentos na Bahia. Ele também é DJ e toaster, atuando como artista solo ou com pequenos grupos de improvisação livre, cinema ao vivo e arte radiofônica. Pivoman é pseudônimo do músico, artista visual e pesquisador musical, Ítalo Oliveira. Nos seus sets ele desbrava sonoridades e ritmos afro-diaspóricos.

ECHOCULTURA – O EchoCultura surgiu no bairro de Águas Claras, em Salvador, com os músicos e produtores musicais Danilo Jahpa e Dudoo Caribe. Em 2021 participaram do documentário de comemoração dos 40 anos de carreira de Lazzo Matumbi, levando o DUB para canções do artista. Produziram ainda a música ‘Lock Down Blackout’ que saiu no EP Elo do reggae man Geraldo Cristal, e lançou o seu primeiro trabalho, o EP ‘Riddim Foundation’, com a participação de Tatiana Trad (Tigresa), Fall Clássico (Império Ragga) e Denisom Dórea (Império Ragga). O EchoCultura é formado pelo DJ e produtor musical Dudoo Caribe, pelo produtor musical Danilo Jahpa e pelo fotógrafo e artista visual Márcio MFR.

Conheça o EchoCultura em @echocultura (instagram) e assista no programa Soterópolis/TVE. O DJ Dudoo Caribe é mobilizador da cena DUB de Salvador, da cultura sound system e é cocriador do Projeto Echocultura, do grupo B.U.D.A.S (Bahia Union Dub All Stars) e também foi fundador do grupo Ministereo Público Sistema de Som.

Oficinas para crianças – A programação criada pela Pinacoteca do Beiru para o ‘Programa de Residências Artísticas do MAM’ oferece além da Oficina DUB, a visitação gratuita ao ateliê montado pelo artista Anderson AC – criador da Pinacoteca – onde ele continua trabalhando, leituras públicas, aulas e as ‘Oficinas de Arte para Crianças’ – também gratuitas – nos próximos 5 e 19 de dezembro. Para todas as atividades é obrigatório o uso de máscaras faciais.

Além da Pinacoteca, o MAM planeja outras residências com mais coletivos e grupos que atuam na Bahia. Informações/MAM: acompanhe nossas redes sociais (instagram e facebook), site www.mam.ba.gov.br ou via telefone (71) 31176132 (9h às 12h e das 13h às 15h). O MAM funciona de terça-feira a domingo com entrada gratuita. A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ e a residência da Pinacoteca ficam abertas à visitação de 13h às 17h. O café, cinema Saladearte e os pátios externos de 12h às 20h. O MAM-Bahia é um equipamento da Secretaria de Cultura/Ipac.

Fonte: Ascom/MAM-Bahia



Pretos e pardos têm maior perda de qualidade de vida que brancos

Artigo anterior

Covid-19: vacinação de adolescentes termina hoje em São Paulo

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *