A NVIDIA lança o NVIDIA® Jetson AGX Orin™, o menor e mais poderoso supercomputador de Inteligência Artificial (IA) do mundo, com o consumo energético mais eficiente, para robótica, máquinas autônomas e aplicações de computação incorporadas no edge.

Construído com base na arquitetura NVIDIA Ampere, o Jetson AGX Orin fornece 6 vezes mais poder de processamento e mantém o form factory e compatibilidade de pinos com seu antecessor, Jetson AGX Xavier™. Além disso, oferece 200 trilhões de operações por segundo, semelhante a um servidor habilitado para GPU, mas em um tamanho que cabe na palma da mão.

O novo computador Jetson acelera todo o pacote de software de IA da NVIDIA, permitindo que os desenvolvedores implantem os maiores e mais complexos modelos necessários para resolver desafios de IA e robótica no edge, como a compreensão de linguagem natural, percepção em 3D, fusão de vários sensores etc.

“À medida que a robótica e a computação incorporadas transformam a fabricação, o varejo, as cidades inteligentes e outros setores essenciais da economia, a demanda por processamento continua aumentando”, afirma Deepu Talla, vice-presidente e gerente geral de computação incorporada e edge da NVIDIA. “Jetson AGX Orin atende a essa necessidade, permitindo que os 850.000 desenvolvedores de Jetson e mais de 6.000 empresas construam produtos comerciais para criar e implantar máquinas autônomas e aplicativos de IA edge que antes pareciam impossíveis.”

O Jetson AGX Orin possui uma GPU de Arquitetura NVIDIA Ampere e CPUs Arm Cortex-A78AE, além de deep learning de última geração e aceleradores de visão. Interfaces de alta velocidade, largura de banda de memória mais rápida e suporte a sensores multimodais fornecem a capacidade de alimentar vários pipelines de aplicação de IA simultâneos.

Para o diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina, Marcio Aguiar, a novidade contribuirá para o dia a dia dos profissionais da área. “A vantagem do tamanho é um dos principais benefícios dessa novidade. E o melhor ainda, não perdendo qualidade e ampliando ainda mais conquistas computacionais”, finaliza.

 

Suporte abrangente de software e ecossistema

Clientes que utilizam o Jetson AGX Orin podem optar pelo pacote de computação acelerada NVIDIA CUDA-X™,  NVIDIA JetPack SDK™ e as ferramentas mais atuais da companhia para desenvolvimento e otimização de aplicações, incluindo workflows de desenvolvimento nativos do cloud. Os modelos pré-treinados do catálogo do NVIDIA NGC™ estão otimizados e prontos para ajuste com o kit de ferramentas NVIDIA TAO e os conjuntos de dados dos clientes. Isso reduz o tempo e o custo para implementações de IA de qualidade de produção, enquanto tecnologias nativas do cloud permitem atualizações simples durante toda a vida útil de um produto.

O ecossistema de parceiros Jetson abrange uma variedade de serviços e produtos, incluindo câmeras e outros sensores multimodais, placas de operadora, serviços de design de hardware, software de IA e sistema, ferramentas de desenvolvedor e desenvolvimento de software personalizado.

“Impulsionado pelos avanços da IA, o mercado de robótica está crescendo exponencialmente”, observa Jim McGregor, analista principal da TIRIAS Research. “A NVIDIA é a líder reconhecida em IA e continua a aproveitar essa expertise para avançar a robótica através de um ecossistema robusto e soluções completas de ponta a ponta, incluindo uma gama de plataformas de hardware que aproveitam ferramentas comuns e modelos de redes neurais. A nova plataforma Jetson traz o desempenho e a versatilidade da arquitetura NVIDIA Ampere para permitir avanços ainda maiores em robôs móveis autônomos para uma ampla gama de aplicações que vão desde agricultura e fabricação até saúde e cidades inteligentes.”

Para casos específicos, os frameworks de software incluem NVIDIA Isaac Sim™ no omniverse para robótica, NVIDIA Clara Holoscan™ para a área da saúde e NVIDIA DRIVE™ para carros autônomos. A versão mais atual do Isaac inclui suporte para a comunidade de desenvolvedores do Robot Operating System (ROS). A NVIDIA também lançou o novo Omniverse Replicator para geração de dados sintéticos e Isaac GEMs, pacotes de software acelerado por hardware que tornam mais fácil para os desenvolvedores ROS construir robôs habilitados para IA de alto desempenho na plataforma Jetson.

 

Plataforma de computação para instrumentos e dispositivos médicos de detecção em tempo real

NVIDIA AGX Orin capacita a NVIDIA Clara Holoscan, uma nova plataforma de computação para o setor de saúde que permite aos desenvolvedores construir dispositivos médicos definidos por software que executam aplicativos de streaming de baixa latência no limite. Esse poder de processamento é necessário para dispositivos como cirurgia robótica, endoscopia e sistemas de diagnóstico por imagem para processar física, imagem e visualização e permitir suporte de decisão de IA em tempo real para médicos. Clara Holoscan oferece aos desenvolvedores uma plataforma flexível para criar microsserviços de IA que executam aplicativos de streaming de baixa latência em dispositivos, enquanto passam tarefas mais complexas para o data center.

 

Nova era do transporte baseado em NVIDIA DRIVE Orin

O DRIVE AGX Orin, também equipado com a arquitetura NVIDIA Ampere, como o Jetson AGX Orin, é a plataforma preferida para a indústria de transporte. É o processador avançado por trás dos recém-anunciados NVIDIA DRIVE Concierge e DRIVE Chauffeur – duas plataformas de IA dedicadas a redefinir a experiência do passageiro dentro do carro por meio de assistentes de IA e para fornecer uma direção segura e autônoma, respectivamente. Diversos fabricantes globais de automóveis e caminhões, startups de veículos e empresas de transporte estão usando esta computação de IA de alto desempenho para suas próximas gerações de soluções de mobilidade definidas por software inteligentes.

 

Disponibilidade do Jetson AGX Orin

O módulo NVIDIA Jetson AGX Orin e o kit de desenvolvedor estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2022. Registre-se para ser notificado sobre disponibilidade, acesso a especificações detalhadas e ao white paper.

Inscreva-se gratuitamente para saber mais sobre o Jetson AGX Orin durante o NVIDIA GTC, que acontece de forma online até 11 de novembro. Assista à apresentação do fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang.

 



Governo do Estado e Huawei firmam parceria para instalação de centro de inovação no Parque Tecnológico

Artigo anterior

Pedro Mann lança clipe e single “Com você por aqui”

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *