As artes e a cena cultural de uma sociedade são pautadas, necessariamente, pelos avanços tecnológicos da época e por inúmeros outros aspectos sociais específicos da região.

A pandemia fez com que muitos hábitos, rotinas de trabalho e maneiras de consumir arte se alterassem. Uma das principais áreas de atuação afetadas pela pandemia foi justamente a do teatro, shows, musicais e apresentações com público.

Esta nova dinâmica social abriu espaço para os serviços de streaming e as visitas virtuais em galerias e museus, por exemplo, que possibilitaram a continuidade das atividades e arrecadações mensais.

O teatro é uma arte milenar, remontada do século VI a.C na Grécia antiga. Seu surgimento aconteceu em um contexto histórico de grandes festas, rituais religiosos e lazer geral da população grega.

Desde o seu surgimento, o teatro foi sinônimo de entretenimento, compartilhamento de cultura e disseminação de histórias. Suas estruturas se mantiveram basicamente iguais desde então: arquibancada, palco, cortinas e coxia.

As diferentes disposições e inúmeras adaptações de estruturas físicas nunca foram tão profundamente alteradas quanto com a chegada da tecnologia e internet.

O streaming e as tecnologias de transmissão de conteúdos 

O termo streaming foi criado recentemente. Seu significado está relacionado com o consumo de filmes, séries e músicas a qualquer momento e em qualquer lugar.

Basicamente, o que acontece é uma transmissão de dados como áudio e vídeo via internet sem a obrigatoriedade de baixar este conteúdo.

A transmissão pode acontecer por uma plataforma ou ao vivo, podendo ser oferecido o download do conteúdo para assinantes, por exemplo.

A comodidade, a acessibilidade e a facilidade de compartilhamento são os grandes benefícios do streaming. O que antes só poderia ser assistido pessoalmente, agora está nos celulares, tablets e televisões de todo o mundo.

Diversas barreiras foram transpassadas por este tipo de transmissão, principalmente quando pensamos na divulgação de cultura. Milhares de pessoas em todo o território nacional podem ter acesso ao que antes era restrito a cidades específicas com infraestrutura para tal.

O streaming ressignificou o entretenimento de qualidade na casa de pessoas ao redor do mundo e, especificamente para o teatro, uma verdadeira revolução na maneira como é apresentado e como chega ao seu público.

O teatro é uma arte muito rica e variada que tinha perdido o espaço com a chegada do cinema, inovando a maneira de contar histórias.

Os serviços de streaming colocados à favor do teatro procuram alterar este paradigma e colocar as apresentações de teatro em um outro patamar.

Teatro 4D

Um teatro 4D nada mais é do que um formato híbrido de apresentações de peças teatrais que permite o acesso via streaming do que acontece nos palcos. Seu acesso acontece virtualmente em todo território nacional e internacional no momento das atuações.

Este tipo de tecnologia tem como objetivo incentivar a atividade cultural e propiciar espetáculos, shows e eventos de qualidade ao maior número de pessoas possível.

O acesso à arte teatral sempre foi uma questão a ser aprimorada, assim como o incentivo financeiro e a oferta de cursos profissionalizantes.

Anualmente, são emitidos no Estado de São Paulo, aproximadamente 400 registros profissionais legais relacionados ao teatro como atores, atrizes e técnicos de palco.

Segundo últimos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 23,4% dos municípios brasileiros possuem salas de teatro ou estruturas específicas para receber espetáculos.

O teatro 4D chegou para alterar esta realidade e buscar garantir que o maior número de pessoas possíveis se aproxime das peças e criem hábitos de cultura diferentes.

Estima-se que, em todo o território nacional, haja cerca de 4 mil pontos de acesso à cultura – cenário este que ainda é insuficiente pelo grande potencial existente e que pode ser alterado por iniciativas como o teatro 4D, por exemplo.

O Teatro São Cristóvão Saúde, em São Paulo, é o pioneiro na popularização da ideia do teatro 4D, ainda em novembro de 2020. O teatro live é uma ótima opção para o entretenimento da família inteira, com total segurança e respeitando o distanciamento social.

Conheça o Teatro São Cristóvão Saúde

O Teatro São Cristóvão Saúde está localizado no Mooca Plaza Shopping – Vila Prudente – São Paulo.

O espaço não é destinado somente a espetáculos e peças teatrais. A partir deste ano, o local receberá palestras de assuntos diversos e contemporâneos, além de sediar uma escola de teatro para iniciantes e matinês de espetáculos infantis.

A capacidade do teatro gira em torno de 250 lugares, com um palco italiano que possui 120m² para a realização dos espetáculos.

Sua infraestrutura é completa, com dois camarins coletivos e dois individuais, bar, café, coxias e passarelas técnicas. Todo o interior foi modernizado e pensado para garantir uma experiência imersiva, inovadora e com características únicas.

O teatro 4D em formato de streaming acontece de segunda a domingo com apresentações de teatro adulto às 19h, stand up comedy às 21h e acústico às 23h. Aos sábados e domingos acontecem espetáculos de teatro infantil às 11 e às 15 horas.

A venda de ingressos é feita também de maneira online pelo site da Sympla, tanto para garantir seu acesso aos espetáculos streaming, quanto para o presencial agora na pandemia.

No caso de uma experiência presencial, o Teatro São Cristóvão Saúde está funcionando com 60% da sua capacidade, respeitando o distanciamento entre as pessoas e as medidas de segurança estipuladas pela Organização Mundial de Saúde.



Organizaores do Prêmio Laureus divulgam os concorrentes de 2021

Artigo anterior

Começa distribuição de 3,2 milhões de doses da vacina contra covid-19

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.