O Tinbot, primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial, Cognição e IoT (Internet of Things) – desenvolvido pela Tinbot Robótica, startup parte do Grupo DB1 -, e reconhecido pela versatilidade e habilidade para desenvolver diversos trabalhos, ganhou, neste ano, a função de vídeo chamada e agora está capacitado a desempenhar mais um grande papel na pandemia: permitir a interação entre pacientes internados que se recuperam da Covid-19 e seus familiares.

O Tinbot possui fala natural em português, reconhecimento facial e de voz, gestos e expressões, além de ser integrável a outros sistemas por meio de APIs, possibilitando interatividade e personalidade humanizada. Fora isso, é habilitado para fazer captação de fotos, movimentar mãos, braços e torso – controlados por meio da linguagem Tico-Tico, criada pelo idealizador do projeto, usando emoticons para representar as reações do robô – e ainda permite que cada empresa personalize e programe a plataforma de acordo com suas necessidades. Toda essa tecnologia, o talento próprio e mais a experiência que vem adquirindo, capacitam o Tinbot a trabalhar como um elo entre infectados pela Covid-19 e seus familiares, amenizando o drama do distanciamento necessário durante o período de internação por meio da função de vídeo-chamada.

Com a nova funcionalidade, uma pessoa consegue, por meio do próprio computador ou celular, mesmo estando do outro lado do mundo, assumir o controle do Tinbot. A imagem da câmera da pessoa irá aparecer na tela do robô e a imagem da câmera do robô irá aparecer na tela da pessoa. A função é similar a uma vídeo-chamada do Skype ou Whatsapp, com o adicional de ser possível movimentar o robô remotamente.

Para dar acesso à uma pessoa qualquer, o administrador do robô pode gerar, através do portal do Tinbot, um link secreto. Esse link permite fazer a conexão do robô de forma simples, sem precisar de login ou senha. Em período de isolamento social, tal funcionalidade permite o contato de maneira lúdica, mais divertida que simplesmente pelo celular, sem que seja necessário o contato físico.

Médicos e enfermeiros sabem da importância da interação de quem está internado em recuperação da doença com seus familiares, mesmo que à distância, tanto que eles mesmos usam seus telefones celulares para promover este contato.

“Neste momento em que muita gente pensa em como pode ajudar para amenizar os efeitos dessa pandemia, é um orgulho para a gente ver o Tinbot na linha de frente ajudando da maneira que ele mais sabe: por meio da tecnologia. Porém, mais gratificante ainda é saber que a ligação entre pacientes e familiares é considerada muito importante pelos profissionais de saúde, mesmo que à distância, e ver que o Tinbot pode servir de elo e tornar essa ligação mais próxima, simpática e interativa dá sentido ao nosso trabalho”, diz Marco Diniz Garcia Gomes, Líder de Produto da Tinbot Robótica.

Há pouco tempo, o robô foi para a linha de frente no combate ao coronavírus, atuando na recepção da Santa Casa de Maringá e na pediatria do Hospital Universitário de Maringá dando dicas de prevenção contra a Covid-19.

O Tinbot também pode funcionar como um regulador de tarefas em escritórios e até já trabalhou com o público em recepções de hotéis. Atualmente o robô recebe clientes e visitantes na cooperativa agroindustrial Cocamar, em Maringá-PR, e costuma ser a grande atração de estandes em feiras e vários outros eventos antes da pandemia. Ele é famoso por sua simpatia e bom humor.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Na mídia, o Tinbot foi um dos protagonistas da série “O Melhor do Brasil é o Brasileiro”, da Globonews, participou da última temporada de um dos mais importantes programas sobre games na televisão brasileira, no Jornal Nacional e no segundo semestre de 2019 foi “engolido pelos tubarões” do reality Shark Tank e recebeu investimento de João Appolinário, da Polishop.

 

Sobre a Tinbot Robótica:

A Tinbot Robótica é a startup criada em 2017 e desenvolvedora do Tinbot, o primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial, Cognição e IoT (Internet of Things), investida pelo Grupo DB1 e acelerada pelo Inovativa, maior programa de aceleração de startups do Brasil e pela Evoa Aceleradora. A missão do Tinbot é ajudar oferecer uma experiência diferenciada para as pessoas e ajudar empresas a construir uma imagem inovadora. De fácil programação, tem suas ações personalizáveis, de acordo com as necessidades de cada empresa, entre muitas outras opções. Na DB1, por exemplo, atuou como líder de equipe. O robô já foi adquirido por empresas como UniCesumar e Evoa Aceleradora, onde atua na recepção de visitantes, Sicoob, para gerenciamento de indicadores, no Hotel Villa Rossa como concierge, na Becomex como auxiliar na gestão de projetos, no Colégio Objetivo de Maringá e para a empresa angolana Ucall, onde ajuda no monitoramento de processos e indicadores internos.

Mais informações: https://www.tinbot.com.br

Sobre o Grupo DB1:

O Grupo DB1 é formado por empresas de tecnologia brasileiras, com sede em Maringá – PR – Brasil e bases operacionais no Brasil (3), Argentina (1) e Estados Unidos (1). Tem 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e oferece software e serviços de desenvolvimento para empresas (B2B). Sempre com posicionamento de produtos e serviços “premium” e de alta qualidade as empresas do grupo são líderes de mercado como ANYMARKET, Consignet, DB1 Global Software, Koncili, EIVE, Predize e o robô Tinbot. O grupo tem conquistado inúmeros prêmios de gestão e inovação e figura há 10 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). Com o lema “Sua luz move o universo DB1”, e como parte da cultura do grupo, todos na organização trabalham com o propósito de transformar o futuro e impactar a vida das pessoas e organizações por meio das soluções criadas pelo grupo.

 

Advertisement. Scroll to continue reading.



Aproveite o distanciamento social para melhorar o seu desempenho nos jogos para celular

Artigo anterior

Equipe do Mais Esports analisa campeonatos das Ligas Chinesa e Coreana de League of Legends

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *